Material Educativo

[Artigo] 5 Momentos para Higienização das Mãos: Uma reflexão sobre o modelo instituído há mais de 10 anos pela OMS

 

Recentemente, em 2021, foi publicado pelo BMJ Quality & Safety um artigo chamado “The problem with ‘My Five Moments for Hand Hygiene’”, que questiona alguns pontos amplamente instituídos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No cuidado prestado aos pacientes, seja em hospitais, clínicas ou equipes de home care, é amplamente discutida e divulgada a importância da higienização das mãos, principalmente pelos profissionais de saúde e até mesmo pelos visitantes/ acompanhantes dentro desses contextos de saúde.

Isso porque a higienização correta das mãos é mencionada, por vários autores, como a medida mais importante para a Prevenção e Controle das Infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), já que interfere diretamente na cadeia de transmissão de microrganismos, que necessita de um Agente infeccioso e dentre outros elos da cadeia uma Fonte ou Reservatório, que pode ser as mãos contaminadas ou outra superfície.

Em 2009, a OMS publicou um modelo chamado “Os 5 Momentos para a Higienização das Mãos”, que tem o objetivo de orientar os profissionais de saúde sobre a relevância da higienização adequada das mãos nos momentos certos, dentro do contexto do cuidado em saúde, a fim de controlar e prevenir a ocorrência das IRAS.

Contudo, o artigo mencionado questiona alguns dos pontos amplamente instituídos pela OMS. Vale lembrar que os “5 Momentos para a Higienização das Mãos” são:

1. Antes do contato com o paciente;

2. Antes da realização de qualquer procedimento asséptico;

3. Após risco de exposição a fluidos corporais;

4. Após o contato com o paciente;

5. Após o contato com áreas próximas ao paciente.

Os autores exibem alguns pontos que na visão deles poderiam ser revistos, como, por exemplo, a atualização do programa por ter sido criado há mais de dez anos.

Para acessar continuar lendo, clique abaixo e faça o download do arquivo gratuitamente.