Epimed na Mídia

HMAP se consolida entre os hospitais públicos mais eficientes do Brasil, segundo dados do sistema Epimed Monitor

HMAP se consolida entre os hospitais públicos mais eficientes do Brasil, segundo dados do sistema Epimed Monitor

HMAP se consolida entre os hospitais mais eficientes do Brasil

Levantamento aponta que o número de pacientes atendidos nas UTI’s do hospital dobrou no último ano, mesmo sem mudanças na quantidade de leitos. Taxa de mortalidade reduziu mais da metade

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP) melhorou ainda mais sua capacidade de atendimento no último ano, bem como a qualidade dos serviços prestados no local. A constatação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do monitoramento de dados da unidade. O último levantamento realizado pela pasta aponta que o número de pacientes atendidos nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI´s) do hospital dobrou entre o primeiro e o segundo semestre de 2022, mesmo sem mudanças na quantidade de leitos. Além disso, a taxa de mortalidade reduziu mais da metade.

Enquanto nos primeiros seis meses do ano passado, 595 pacientes receberam atendimento intensivo no HMAP, nos últimos seis meses de 2022, foram 1,2 mil. O levantamento indica que não houve aumento do número de leitos e que a duração média de internação nessas unidades no primeiro semestre foi de 8,5 dias, enquanto no segundo semestre foi 4,3 dias. Ou seja, como o tempo de internação em cada leito foi reduzido pela metade, o número de pacientes dobrou. Tudo isso sem diminuir a qualidade, visto que a taxa de mortalidade teve redução de 53%.

“Os dados demonstram que nosso Hospital está mais eficiente e assertivo. Com isso, cada vez mais pacientes podem receber tratamento de primeiro mundo, padrão Albert Einstein, aqui mesmo, na saúde pública de Aparecida”, comemora o prefeito Vilmar Mariano. Ele lembra que o HMAP é gerido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) desde o dia 1º. de junho do ano passado. “Comparar os dados dos dois semestres ilustra bem como o Einstein contribui com Aparecida”, afirma.

Na análise do secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, o HMAP evoluiu e está entregando muito mais: “Isso é eficiência. Quando eu tenho a mesma quantidade de leitos, mas consigo fazer um giro maior de pacientes, sem perder a qualidade da assistência, eu estou tendo melhor relação custo-efetividade. Em resumo, o HMAP tem demonstrado que é possível aumentar o acesso da população a leitos de UTI e salvar mais vidas, sem precisar aumentar os recursos financeiros, materiais e humanos, que são finitos”.

Destaque no Brasil

O monitoramento da performance do HMAP realizado pela SMS é feito em parceria com a Epimed Solutions, empresa de gestão de informações clínicas. No Brasil, ela coleta e analisa dados de 223 hospitais públicos e 417 hospitais privados, totalizando quase 20 mil leitos de UTI monitorados diariamente. De acordo com o banco de dados da empresa, ao comparar o HMAP com os hospitais públicos brasileiros, o representante de Aparecida figura entre os mais eficientes.

A diretora de Avaliação de Políticas de Saúde de Aparecida, Érika Lopes, detalha que enquanto a média de tempo de internação nas UTI´s do SUS monitoradas pela Epimed é de 6,83 dias, no HMAP a duração está em 4,28 dias. “Nossa média de mortalidade também é 5 pontos percentuais mais baixa que a média de 223 hospitais públicos”, pontua. Sobre um indicador chamado TURP, que avalia o uso dos recursos na UTI a partir do tempo de internação e gravidade dos pacientes, as unidades intensivas do HMAP têm uma taxa melhor que 71% de todas as quase 20 mil unidades analisadas pela Epimed. “O hospital faz mais, gastando menos”, conclui Érika.

Receita de sucesso

Para o diretor médico do HMAP, Felipe Piza, os resultados do hospital são frutos das constantes capacitações, treinamentos e aperfeiçoamentos da equipe, monitoramento de indicadores de processo e resultado e da própria cultura do Einstein, com foco na segurança: “A estrutura física e equipamentos de excelente qualidade aliados a profissionais qualificados e processos bem estabelecidos fazem da parceria entre SMS e Einstein um modelo de eficiência operacional singular”.

Felipe Piza também comemora a evolução da performance: “Mesmo com todo esse aumento de eficiência, mantivemos ótima qualidade, promovendo a melhor experiência para o paciente e colaborador. Nosso índice de Satisfação, chamado de NPS (Net Promoter Score), é de 97% em pacientes internados. Não abrimos mão dos nossos valores e a humanização sem dúvida é um dos nossos principais pilares”.

HMAP

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) é o maior do Estado, construído por uma prefeitura. A unidade tem 235 leitos operacionais, sendo 35 UTI´s adulta e 10 pediátricas, 180 apartamentos e 10 salas cirúrgicas. O hospital tem ainda capacidade para realizar mais de 1.100 internações clínicas por mês, 646 cirurgias eletivas, 195 procedimentos hemodinâmicos, oito mil consultas médicas ambulatoriais e sete mil exames de imagem mensais. O acesso aos serviços do HMAP ocorre via Central de Regulação de Aparecida de Goiânia.

Fonte: https://www.aparecida.go.gov.br/hmap-se-consolida-entre-os-hospitais-mais-eficientes-do-brasil/