Caso de Sucesso

CHU Charleroi usa um sistema para gerenciar indicadores de qualidade e monitorar infecções na UTI

Contexto

O hospital geral CHU Charleroi está situado em Charleroi e oferece cerca de 1.400 leitos e 6 unidades de terapia intensiva com cerca de 54 leitos. Inaugurado em 2014, o hospital iniciou o processo de obtenção da acreditação da HAS (Autoridade Nacional Francesa de Saúde).

Antes de aderir ao projeto MICA [Monitoring Intensive Care Activities (Monitoramento de Atividades de Terapia Intensiva)], o hospital utilizava um sistema baseado em planilhas de Excel para monitorar seus indicadores, com dados muito limitados, incluindo data de internação e diagnóstico.

Além disso, o sistema de monitoramento do fluxo de pacientes só mostrava a situação da unidade uma vez ao dia. Os pacientes cadastrados após a atualização diária não apareciam nos prontuários até a próxima atualização.

Outra questão delicada identificada foi a demora nos resultados dos dados epidemiológicos do serviço, dificultando o monitoramento das infecções hospitalares e as estratégias de prevenção.

Solução

Ao aderir ao projeto MICA, o CHU Charleroi conseguiu de usar o sistema Epimed Monitor UTI para gerenciar seus indicadores clínicos e infecções respiratórias agudas graves (IRAGs)

Resultados

Os recursos oferecidos pelo sistema Epimed Monitor UTI permitiram ao hospital mapear melhor o perfil clínico e epidemiológico da unidade de terapia intensiva, o que reflete de modo confiável o perfil da unidade e permite a identificação rápida e em tempo real da quantidade de pacientes internados nas unidades de terapia intensiva.

De acordo com o Dr. Biston, o conhecimento do fluxo de pacientes, a taxa de ocupação e o tempo de hospitalização melhoraram consideravelmente.

Após a implantação do sistema, foram encontrados cerca de 500 pacientes não detectados pelo sistema interno. O sistema Epimed Monitor Surveillance e o sistema de monitoramento de infecções da UTI, também utilizado pelo CHU Charleroi, vem aprimorando o monitoramento de infecções e o controle de epidemias.

‘‘No ano passado, tivemos um surto localizado de aspergilose invasiva. Conseguimos rastrear facilmente os pacientes afetados e seus diagnósticos no sistema Epimed Monitor Surveillance. “Antes, tínhamos que ver cada paciente separadamente, mas agora, graças à Epimed, podemos diagnosticar imediatamente 10 casos” – explica o Dr. Biston.

Abro o Epimed Monitor UTI pelo menos uma vez por semana para gerar relatórios e ver os resultados. A cada ano, apresento os resultados e agora uso o Epimed online e em tempo real, especialmente quando há algum problema. Tudo está mais claro e organizado do que antes.

Dr Patrick Biston

Depoimentos

De acordo com o Dr. Biston, uma das principais vantagens do sistema Epimed Monitor é que o software é simples e pode monitorar informações e gerar relatórios em tempo real.

“Antes, eu preparava as estatísticas uma vez por mês, o que levava de 3 a 4 dias inteiros de trabalho. Agora, com o sistema Epimed Monitor, está tudo pronto e posso preparar meus relatórios sempre que quiser.”

O Dr. Biston monitora os indicadores semanalmente e diz que a facilidade de recuperação das informações o ajuda a identificar riscos rapidamente e tomar decisões.

“Às vezes, aviso o departamento de microbiologia sobre certos casos”, diz.