Caso de Sucesso

Integração e Pesquisa Clínica – Juiz de Fora/MG

Integração de sistema clínico e administrativo facilitou reorganização de processos de gestão médica na instituição.

Desafio

Fundada no final do século XIX, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora desenvolveu-se ao longo de mais de um século, ampliou suas acomodações e modernizou seus serviços. Com o passar dos anos, a construção de um novo edifício tornou-se inevitável e a reforma foi concluída em 1948. Atualmente, o hospital realiza cerca de 18 mil cirurgias por ano e dispõe de quatro Unidades de Terapia Intensiva, compostas por 49 leitos distribuídos entre CTI clínico, cirúrgico, cardiológico, pediátrico e neonatal.

Em 2008, a instituição criou o Centro de Epidemiologia, Estatística e Pesquisa (CEEP) a fim de realizar a coleta sistemática de dados de atendimento e produzir informação em saúde de qualidade. A ampliação do Centro, em 2012, revelou a necessidade de aprimorar os processos de monitoração e análise, o que permitiria aos gestores orientar as equipes de saúde com maior precisão e rapidez e realizar, no dia a dia, medicina de alta qualidade baseada em evidências.

Solução Epimed

O objetivo de reorganizar os processos de gestão motivou a Santa Casa de Juiz de Fora a adotar o sistema Epimed Monitor para o gerenciamento da qualidade dos dados clínicos das UTIs. O hospital já utilizava um sistema administrativo informatizado, mas a necessidade de integrar formulários específicos para monitoramento clínico ao uso dessa ferramenta motivou a instituição a adotar o sistema Epimed Monitor, em 2012.

“Tínhamos muitos dados administrativos, mas não tínhamos as informações clínicas que ajudariam a esclarecer os dados de administração. O sistema integrou esses dois eixos do hospital e tem auxiliado as equipes a entender o funcionamento dos processos nas UTIs”, explica o Dr. Guilherme Côrtes, coordenador do Centro de Epidemiologia, Estatística e Pesquisa do hospital.

A coleta e a análise dos dados assistenciais motivaram ações de melhoria e maior adesão das equipes médicas a padrões de qualidade e segurança.