Caso de Sucesso

Gestão em rede Retranca Sugerida – Rede D`Or – São Luiz – Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Brasília

Epimed gerencia performance de UTIs de unidades da Rede D`Or – São Luiz no Rio de Janeiro, São Paulo e nos hospitais associados em todo o país.

Responsáveis

Dr. João Pantoja, Diretor Médico Corporativo da Rede D’Or – São Luiz de hospitais.

Desafio

A Rede D’Or – São Luiz de hospitais reúne as unidades médicas e tecnológicas das filiais Labs D’Or, dos Hospitais D’Or (Rio de Janeiro), Hospitais São Luiz (São Paulo) e dos Hospitais Associados (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Brasília), constituindo a mais completa rede de medicina diagnóstica do Rio de Janeiro e a maior rede hospitalar privada do país, com 32 unidades distribuídas nesses mercados regionais. Em 2008, apesar de já utilizar uma ferramenta automatizada para o gerenciamento de indicadores clínicos e epidemiológicos de suas Unidades de Terapia Intensiva, o diretor médico corporativo da Rede D’Or, Dr. João Pantoja, buscava uma solução de gestão clínica que oferecesse às equipes de saúde informações mais precisas e completas e contribuísse para aprimorar ainda mais a qualidade e a segurança assistencial oferecida aos pacientes.

Solução Epimed

Implantado inicialmente para testes no Hospital Copa D’Or em 2008, o sistema Epimed Monitor UTI Geral mostrou-se altamente abrangente e útil para o benchmarking de práticas relacionadas à Terapia Intensiva e para a mensuração do desempenho, sendo adotado como novo sistema de gestão de qualidade das UTIs da Rede D’Or – São Luiz. No ano seguinte, todas as unidades intensivas dos hospitais da rede no Rio de Janeiro passaram a utilizar o Epimed Monitor e, em 2010, a implementação do sistema em todas as novas unidades da Rede D`Or no país foi concretizada.

Resultados

A adoção do Epimed Monitor contribuiu para a consolidação de um modelo de gestão uniforme, que reflete os objetivos estratégicos da Rede D’Or, uma vez que permite a análise de aspectos econômicos e técnicos numa mesma plataforma e com uma metodologia única para todas as unidades de tratamento intensivo da rede. O sistema viabilizou a monitoração pormenorizada dos indicadores das UTIs e otimizou a percepção dos gestores, apontando questões clínicas e administrativas que permitem tomadas de decisão mais ágeis e a realização de ajustes quase em tempo real.

Segundo Dr. Pantoja, o Epimed Monitor vem contribuindo de maneira significativa para que a Rede D’Or alcance suas metas de qualidade, pois disponibiliza inúmeras ferramentas para a comparação de desempenho e a mensuração de resultados. “Nosso objetivo é que todas as unidades que integram a Rede D’Or – São Luiz alcancem o mesmo patamar qualitativo. Por isso, analisar questões com uniformidade é tão importante: buscamos que as respostas sejam fornecidas sob o mesmo paradigma de qualidade”, explica.